sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sobre Nós


Sabendo que Portugal, se encontra, actualmente, perante grandes desafios ambientais, principalmente nas questões relacionadas com o desperdício energético e o aumento das emissões de gases de efeito estufa, é urgente sensibilizar os cidadãos, para a importância das suas atitudes nos impactos ambientais, nomeadamente no seu contributo para o desperdício, para o uso excessivo de energia e o impacto dessa utilização.

Tendo presente que as escolas são locais ideais para a prestação de esclarecimentos, para o passar de mensagens e a para a disseminação de informação, serão dinamizadas acções de sensibilização e actividades práticas temáticas. Os alunos, enquanto consumidores e, possivelmente, futuros decisores, são os melhores receptores e emissores destas acções, constituindo-se, ainda, como a ponte entre a escola e a sua casa, tornando-se mensageiros junto dos seus familiares e amigos.
A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Bocage tem uma tradição ligada ao desenvolvimento de projectos ambientais. Neste sentido, foram assumidos vários compromissos pela Escola, através das equipas de professores que, ao longo de vários anos, se empenharam, junto dos alunos, na sensibilização e no desenvolvimento de comportamentos ambientais responsáveis.
Assim, a Escola, actualmente, assegura várias actividades, no âmbito da Educação Ambiental, destacando-se:
§ O funcionamento de um Clube do Ambiente, criado no ano lectivo 1992/93;
§ A integração na Rede Ecoescolas, desde o ano 1997;
§ A integração na Rede de Escolas do Projecto Carbon Force, desde o ano 2005
§ A integração na Rede de Escolas do Projecto Latitude 60! desde o ano 2006
§ Dinamização de actividades propostas pelo Projecto “O Ambiente é de Todos” , desde 2007
De acordo com os interesses dos alunos e os programas curriculares de diferentes disciplinas concluiu-se que, sendo possível promover a integração de várias áreas disciplinares, bem como o desenvolvimento das competências e conhecimentos transversais através de metodologias e estratégias que contribuam para a resolução de problemas do quotidiano, é pertinente continuar o desenvolvimento dos seguintes projectos:
§ ECO-Escolas
§ Projecto “Latitude 60!
§ Projecto “O Ambiente é de Todos”
§ Melhorar os espaços – Ecopontos
§ Projecto “Jardim MediterrrânicoPropomos também a criação para o ano 2008/9 do Clube da Floresta, o qual terá um projecto próprio, em conformidade com o respectivo regulamento.

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