Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino, o Programa Eco-escolas pretende encorajar acções e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Pretende estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Visa contribuir para a criação de parcerias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local. Seguindo uma metodologia constituída por sete passos:
1. conselho eco-escolas;
2. auditoria ambiental;
3. plano de acção;
4. monitorização/avaliação;
5. trabalho curricular;
6. divulgação à comunidade e
7. eco-código, são abordados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte.
Todos os anos há um tema NOVO na listagem dos temas Eco-Escolas, que deverá ser abordado numa perspectiva integrada, com os temas que mais directamente com ele se relacionam, nomeadamente: ao nível das causas: a energia e os transportes e, ao nível das consequências, a água e a biodiversidade.
1. conselho eco-escolas;
2. auditoria ambiental;
3. plano de acção;
4. monitorização/avaliação;
5. trabalho curricular;
6. divulgação à comunidade e
7. eco-código, são abordados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte.
Todos os anos há um tema NOVO na listagem dos temas Eco-Escolas, que deverá ser abordado numa perspectiva integrada, com os temas que mais directamente com ele se relacionam, nomeadamente: ao nível das causas: a energia e os transportes e, ao nível das consequências, a água e a biodiversidade.
A nossa escola que foi, mais uma vez, reconhecida com a Bandeira Verde deverá seguir a metodologia proposta e realizar actividades, nomeadamente, na temática proposta para o ano lectivo 2008/2009: Alterações Climáticas.
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