terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vestido Azul


Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma menina muito bonita. Ela frequentava a escola local. A sua mãe não era muito cuidadosa e a criança andava quase sempre suja. As suas roupas eram muito velhas e maltratadas.
A Professora ficou penalizada com a situação da menina:
- "Como é que uma menina tão bonita podia vir tão desleixada para a escola?". Assim o pensou e logo lhe comprou um vestido novo. Ela ficou linda no vestidinho azul!

Quando a mãe viu a filha naquele vestido azul, tão linda, sentiu que era lamentável que a sua filha, com aquela roupa nova, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a dar-lhe banho todos os dias, penteava os seus cabelos, cortava as suas unhas...
Quando acabou a semana, o pai falou:- "Mulher, não achas uma vergonha que a nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, a cair aos pedaços? Que tal se tu arrumasses melhor a casa? Nas horas vagas,
eu vou pintar as paredes que bem precisam de uma pintura nova, depois arranjo a cerca, arranco as ervas daninhas e planto umas flores bonitas no nosso jardim."
A pequena casa, logo começou a destacar-se pela beleza das flores que enchiam o jardim e o cuidado posto em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morarem em casas feias e sujas e resolveram também arranjar as suas casas, plantaram flores, usaram tinta e criatividade. Não demorou muito que todo o bairro estivesse transformado...nem parecia o mesmo!
Um empresário ali da zona, que tinha acompanhado os esforços e as lutas daquela gente, para construir um bairro melhor, pensou que bem mereciam uma ajuda. Foi falar com o Presidente da Câmara que era seu amigo e a quem contou o que se estava a passar. Este ordenou imediatamente a uma comissão que fosse observar o bairro e estudasse quais os melhoramentos que poderiam ser feitos. A rua só tinha barro e lama. Asfaltou-se a estrada e foram construídos passeios. Plantaram-se árvores. Os esgotos, a céu aberto, foram canalizados e o bairro deixou de cheirar mal.

E tudo começara com um vestido azul...


A intenção daquela professora não era arranjar a rua, nem criar um movimento que melhorasse o bairro. Ela fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou por fazer com que outras pessoas se motivassem e lutassem por melhorias.

Será que cada um de nós está a fazer a sua parte no lugar em que vive? Ou somos daqueles que só sabem apontar os buracos da rua, a violência do trânsito, a poluição, a falta de civismo?

De facto, é difícil mudar o estado actual das coisas. É difícil limpar toda a rua, mas é fácil não jogar lixo para o chão. É difícil reconstruir um planeta, mas é possível dar um vestido azul. Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçadas no momento próprio e com bondade.

Comenta aqui o que te propões fazer para melhorar o planeta. A tua contribuíção para "limpar a rua".

Sem comentários: