quinta-feira, 23 de abril de 2009

E como correu o Dia da Terra?






A nossa escola comemorou este ano, de um modo bastante diferente, o Dia da Terra.

Foram cerca de 200 os participantes, entre alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação que partiram por volta das nove e meia, da nossa escola, uns a pé, outros de bicicleta, rumo à Praça do Bocage.

Quem foi de bicicleta teve a oportunidade de dar uma volta completa à Av. Luísa Todi.

O regresso fez-se com uma paragem no Parque do Bonfim, para, como disseram alguns, “cansar as bicicletas”.

Na Praça do Bocage foi feita uma instalação/surpresa com centenas de bicicletas erguidas no ar, durante um minuto.

Esta actividade teve o tema “SOS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.

O modelo de transportes dominante à escala planetária, baseado nos combustíveis fósseis, é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa e de outros poluentes com impacto muito negativo para o meio ambiente.

É urgente construir um novo modelo para a nossa sociedade, baseada em formas de transporte não poluentes, como as bicicletas, para pequenas deslocações.

A Cidade de Setúbal, à semelhança de outras tantas cidades do mundo, não foi pensada para a deslocação em bicicleta. Mas reúne excelentes condições para isso, principalmente na zona da baixa, onde a cidade é bastante plana. Vamos lutar para que sejam desenvolvidas ciclovias? Para que circular de bicicleta seja seguro?

Todos gostaram do passeio. Não foram poucas as vozes que pediram repetição no próximo ano lectivo.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

10º Concurso Internacional de Desenhos Infantis sobre o Ambiente


À semelhança do que se verifica a nível internacional, também em Portugal existe uma preocupação crescente com a Sustentabilidade. A preocupação com as questões ambientais, sociais e económicas é um desafio actual de todos nós.

Defender o Planeta Terra é de extrema importância. A preservação do mesmo significa a sobrevivência dos seres vivos nas próximas décadas.
Alarmante demais? Não! Apenas realista. Por isso, a educação e orientação para que as crianças e jovens aprendam a preservar a natureza, a reciclar e a cuidar do Planeta Terra é tão importante.

Para sensibilizar as crianças e jovens de todo o Planeta, a JQA – The Japan Quality Assurance Organization e a IQNet – The International Certification Network, com o apoio da UNICEF, organizam o 10º Concurso Internacional de Desenhos Infantis sobre o Ambiente.

A APCER – Associação Portuguesa de Certificação, enquanto Entidade Certificadora nacional, representada na rede IQNet e com preocupação constante nas várias vertentes da sustentabilidade promove, paralelamente a um concurso Internacional, um concurso a nível nacional.

Apelamos a todas as crianças e jovens a manifestarem a sua preocupação com a preservação do nosso Planeta, expressando a sua criatividade através da elaboração de desenhos subordinados ao tema “Vamos manter o Planeta Terra bonito para o futuro!”.

Hoje em dia, preservar o Ambiente é fundamental! Sejam criativos!

Consulta as Condições de Participação!
APCER - Associação Portuguesa de Certificação
Tel.: 229 993 600 213 616 430 291 235 140
www.apcer.pt - info@apcer.pt