terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O que acontece na tua casa quando uma lâmpada se funde?


Sabias que:

Sempre que se compra uma lâmpada, incluído no preço está uma taxa destinada a pagar o custo da sua reciclagem. Pois é!

A loja onde compraste a lâmpada é obrigada, por lei, a aceitá-la de volta para a devolver ao fabricante. Este tem o dever de a reciclar.

JÁ AGORA em tua casa já utilizam lâmpadas economizadoras? Uma lâmpada economizadora, dependendo do modelo, pode poupar até 80% de electricidade. São mais caras que as outras mas:

- Dura 8 vezes mais que as outras. (multiplica o preço das outras por oito);

- Tens de mudar menos vezes a Lâmpadas;

- A factura da electricidade baixa; (Em Portugal, 20% da energia consumida nas nossas casas destina-se à iluminação. Isso quer dizer que se uma factura for de 40 euros, 8 euros correspondem a gastos com a electricidade necessária para a iluminação. Mas se na tua casa passarem a utilizar lâmpadas economizadoras, passam a pagar apenas 1,60 euros para iluminação, o que significa que poupam 6,40 Euros, por factura).

- Gastando menos energia contribuem para melhorar o ambiente.

- As Lâmpadas economizadoras emitem menos dióxido de carbono. (Este gás contribui para o efeito de estufa e consequentemente para as alterações climáticas).

Para mais esclarecimentos contacta o Clube do Ambiente. Podes vir ter connosco à sala do clube ou envia um mail para o E-mail do blogue.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

DECOJovem

A DECOJovem é uma rede que nasceu do encontro de vontades das escolas e da DECO e que finalmente encontra o seu espaço virtual para o desejado crescimento, com possibilidade de conquistar novas escolas. Esta rede inter-escolar de educação do jovem consumidor visa proporcionar uma estrutura de apoio e coordenação ao trabalho de educação para o consumo realizado pelas escolas aderentes. Neste project, os professores contam com o enquadramento técnico e institucional da DECO e com as vantagens do trabalho interdisciplinar e em rede.
A escola é um espaço privilegiado para a educação e formação das crianças e jovens em matéria de educação para o consumo. Pretendemos disponibilizar informação e recursos que permitam às escolas desenvolver projectos no domínio dos direitos e deveres dos consumidores com o objectivo de promover a formação de jovens esclarecidos, críticos e responsáveis nos seus actos de consumo.
A todo o momento é possível a adesão, à rede de escolas DECOJovem, de novos estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, de qualquer grau de ensino, que estejam interessados na formação de futuros cidadãos e consumidores livres, conscientes e responsáveis.
Clica aqui para entrares no SITE. Lá poderás encontrar actividades bem giras. Explora à vontade! E diverte-te aprendendo.