terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vestido Azul


Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma menina muito bonita. Ela frequentava a escola local. A sua mãe não era muito cuidadosa e a criança andava quase sempre suja. As suas roupas eram muito velhas e maltratadas.
A Professora ficou penalizada com a situação da menina:
- "Como é que uma menina tão bonita podia vir tão desleixada para a escola?". Assim o pensou e logo lhe comprou um vestido novo. Ela ficou linda no vestidinho azul!

Quando a mãe viu a filha naquele vestido azul, tão linda, sentiu que era lamentável que a sua filha, com aquela roupa nova, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a dar-lhe banho todos os dias, penteava os seus cabelos, cortava as suas unhas...
Quando acabou a semana, o pai falou:- "Mulher, não achas uma vergonha que a nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, a cair aos pedaços? Que tal se tu arrumasses melhor a casa? Nas horas vagas,
eu vou pintar as paredes que bem precisam de uma pintura nova, depois arranjo a cerca, arranco as ervas daninhas e planto umas flores bonitas no nosso jardim."
A pequena casa, logo começou a destacar-se pela beleza das flores que enchiam o jardim e o cuidado posto em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morarem em casas feias e sujas e resolveram também arranjar as suas casas, plantaram flores, usaram tinta e criatividade. Não demorou muito que todo o bairro estivesse transformado...nem parecia o mesmo!
Um empresário ali da zona, que tinha acompanhado os esforços e as lutas daquela gente, para construir um bairro melhor, pensou que bem mereciam uma ajuda. Foi falar com o Presidente da Câmara que era seu amigo e a quem contou o que se estava a passar. Este ordenou imediatamente a uma comissão que fosse observar o bairro e estudasse quais os melhoramentos que poderiam ser feitos. A rua só tinha barro e lama. Asfaltou-se a estrada e foram construídos passeios. Plantaram-se árvores. Os esgotos, a céu aberto, foram canalizados e o bairro deixou de cheirar mal.

E tudo começara com um vestido azul...


A intenção daquela professora não era arranjar a rua, nem criar um movimento que melhorasse o bairro. Ela fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou por fazer com que outras pessoas se motivassem e lutassem por melhorias.

Será que cada um de nós está a fazer a sua parte no lugar em que vive? Ou somos daqueles que só sabem apontar os buracos da rua, a violência do trânsito, a poluição, a falta de civismo?

De facto, é difícil mudar o estado actual das coisas. É difícil limpar toda a rua, mas é fácil não jogar lixo para o chão. É difícil reconstruir um planeta, mas é possível dar um vestido azul. Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçadas no momento próprio e com bondade.

Comenta aqui o que te propões fazer para melhorar o planeta. A tua contribuíção para "limpar a rua".

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação







Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para concientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.
Esta data assinala ainda a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Os temas mais recentes foram:
2000 - O Milénio sem Fome
2001 - Combater a Fome para Reduzir a Pobreza
2002 - Água: Fonte de Segurança Alimentar
2003 - Trabalhar em Conjunto por uma Aliança Internacional contra a Fome
2004 - Biodiversidade para a Segurança Alimentar
2005 - Agricultura e Diálogo Inter Cultural

Diante da progressão da fome no mundo, as organizações especializadas insistem na necessidade de se investir maciçamente na agricultura alimentar, por ocasião da comemoração, nesta quinta-feira, do Dia Mundial da Alimentação, que este ano acontece em plena crise financeira mundial.

Excesso de peso supera desnutrição infantil
Estudos feitos apontam para um aumento assustador da obesidade infantil. De facto, o número de crianças com excesso de peso já superou em número as desnutridas, a nível mundial.
As crianças que hoje têm excesso de peso serão os adultos de amanhã, cheios de problemas de saúde como a diabetes, hipertensão, aterosclerose, acidentes vasculares cerebrais e cardíacos, cancros, etc. Tudo devido a uma alimentação errada.