terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dia Internacional do Animal - 4 de Outubro




No próximo dia 4 de Outubro celebra-se o Dia Mundial do Animal
O Dia Mundial do Animal foi lançado em 1931, numa convenção de ecologistas em Florença, como um meio de dar visibilidade ao problema das espécies em risco. Desde então tem assumido outros contornos e, actualmente, abrange todo e qualquer animal, sendo comemorado em países tão diversos como a Austrália, Malta, Singapura e Lituânia.
O Dia Mundial do Animal é uma oportunidade especial para todos os que amam os animais. Comemora-se a vida na generalidade, o relacionamento entre humanos e animais e reconhece-se o incrível papel que eles podem ter na vida de todos.
Mas o dia não é só dos animais de estimação. É também dos animais:
- que nos servem de alimento e que vivem a sua curta existência em condições deploráveis, em espaços exíguos e sem a menor qualidade de vida;
- que são usados em divertimentos bárbaros, como as touradas. Se tourada é cultura, canibalismo é gastronomia!;
- que são usados no entretenimento, como nos circos. Quem vê nem sonha os treinos violentos a que são sujeitos;
- que são usados em dolorosas experiências científicas e comerciais, para as indústrias farmacêutica e de cosmética. Se os coelhos não usam rímel porque raio têm que ficar cegos nestas experiências?
- que são criados para mais tarde serem usados na indústria das peles e acessórios e que são sujeitos a mortes violentíssimas para não estragar o pêlo.
Não é preciso sermos fundamentalistas para lutarmos pelos direitos dos animais. Basta que exijamos que sejam cumpridas as leis, que sejam abolidos hábitos arcaicos e desnecessários, que digamos "não" a produtos que sejam testados em animais, que evitemos destruir os seus habitats naturais, que denunciemos maus-tratos e abandono e que ajudemos sem reservas todos os animais que precisam de nós nas mais variadas situações. Todos podemos ajudar a melhorar a vida deles e tornar todos os dias, sem excepção, no dia do animal.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Actividades de Setembro


Criação do Espaço "Clube da Floresta"


Destinado aos Professores e alunos do clube da floresta em conjunto com empresas locais (AKI)

domingo, 21 de setembro de 2008

Vacas e Efeito Estufa


Alguns Cientistas Argentinos, vieram alertar que a presença de metano na atmosfera tem um poderosíssimo efeito estufa, responsável pelas alterações climáticas.
As produções pecuárias são as principais responsáveis pela libertação desse gás. A lentidão com que certos animais, como as vacas, fazem a digestão dá origem a reacções químicas das quais resulta a libertação de quantidades elevadas de gás metano.
Nas acções de combate ao aquecimento global tem recebido menos atenção pública do que o Dióxido de Carbono mas os seus estragos são consideráveis.
Como medida, claro que não propomos acabar com as vacas mas tentar reduzir o seu consumo. SE cada um ingerisse carne de vaca apenas uma vez por mês, já estaríamos a contribuir para a diminuição da libertação do metano para a atmosfera, uma vez que a produção desse animal teria que diminuir.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Escuridão Mundial

No dia 17 de Setembro de 2008 das 21:50 às 22:00
Propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'.
Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal.
Só 10 minutos, para ver o que acontece.
Sim, estaremos 10 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela: estaremos a respirar nós e o Planeta.
Lembrem-se que a união faz a força e podemos
Mesmo fazer algo em grande.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Eco-Escolas





Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino, o Programa Eco-escolas pretende encorajar acções e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Pretende estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Visa contribuir para a criação de parcerias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local. Seguindo uma metodologia constituída por sete passos:
1. conselho eco-escolas;
2. auditoria ambiental;
3. plano de acção;
4. monitorização/avaliação;
5. trabalho curricular;
6. divulgação à comunidade e
7. eco-código, são abordados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte.

Todos os anos há um tema NOVO na listagem dos temas Eco-Escolas, que deverá ser abordado numa perspectiva integrada, com os temas que mais directamente com ele se relacionam, nomeadamente: ao nível das causas: a energia e os transportes e, ao nível das consequências, a água e a biodiversidade.



A nossa escola que foi, mais uma vez, reconhecida com a Bandeira Verde deverá seguir a metodologia proposta e realizar actividades, nomeadamente, na temática proposta para o ano lectivo 2008/2009: Alterações Climáticas.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sobre Nós


Sabendo que Portugal, se encontra, actualmente, perante grandes desafios ambientais, principalmente nas questões relacionadas com o desperdício energético e o aumento das emissões de gases de efeito estufa, é urgente sensibilizar os cidadãos, para a importância das suas atitudes nos impactos ambientais, nomeadamente no seu contributo para o desperdício, para o uso excessivo de energia e o impacto dessa utilização.

Tendo presente que as escolas são locais ideais para a prestação de esclarecimentos, para o passar de mensagens e a para a disseminação de informação, serão dinamizadas acções de sensibilização e actividades práticas temáticas. Os alunos, enquanto consumidores e, possivelmente, futuros decisores, são os melhores receptores e emissores destas acções, constituindo-se, ainda, como a ponte entre a escola e a sua casa, tornando-se mensageiros junto dos seus familiares e amigos.
A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Bocage tem uma tradição ligada ao desenvolvimento de projectos ambientais. Neste sentido, foram assumidos vários compromissos pela Escola, através das equipas de professores que, ao longo de vários anos, se empenharam, junto dos alunos, na sensibilização e no desenvolvimento de comportamentos ambientais responsáveis.
Assim, a Escola, actualmente, assegura várias actividades, no âmbito da Educação Ambiental, destacando-se:
§ O funcionamento de um Clube do Ambiente, criado no ano lectivo 1992/93;
§ A integração na Rede Ecoescolas, desde o ano 1997;
§ A integração na Rede de Escolas do Projecto Carbon Force, desde o ano 2005
§ A integração na Rede de Escolas do Projecto Latitude 60! desde o ano 2006
§ Dinamização de actividades propostas pelo Projecto “O Ambiente é de Todos” , desde 2007
De acordo com os interesses dos alunos e os programas curriculares de diferentes disciplinas concluiu-se que, sendo possível promover a integração de várias áreas disciplinares, bem como o desenvolvimento das competências e conhecimentos transversais através de metodologias e estratégias que contribuam para a resolução de problemas do quotidiano, é pertinente continuar o desenvolvimento dos seguintes projectos:
§ ECO-Escolas
§ Projecto “Latitude 60!
§ Projecto “O Ambiente é de Todos”
§ Melhorar os espaços – Ecopontos
§ Projecto “Jardim MediterrrânicoPropomos também a criação para o ano 2008/9 do Clube da Floresta, o qual terá um projecto próprio, em conformidade com o respectivo regulamento.